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Você sabe o que é persona? Conheça esse ponto fundamental da comunicação
Marketing de conteúdo

Você sabe o que é persona? Conheça esse ponto fundamental da comunicação 

Se você trabalha na área ou se interessa por marketing, é bem provável que já tenha ouvido falar em persona, não é mesmo? Esse conceito vem sendo muito aplicado nas estratégias de comunicação e publicidade no meio digital, sobretudo no marketing de conteúdo.

Mas você sabe, de fato, o que é persona e como ela afeta no engajamento com as marcas? E como criar uma persona para um negócio? Essas questões serão respondidas nos tópicos a seguir. Confira!

O que é persona e qual sua diferença em relação ao público-alvo?

O conceito de público-alvo, embora ainda seja utilizado em estratégias de marketing, já está um pouco defasado. Isso porque ele é muito amplo e já não serve para nortear ações realizadas em um universo com a dimensão do ciberespaço.

As personas, por sua vez, são personagens semifictícios que fazem parte de diversas ramificações de um público. O termo apareceu pela primeira vez em artigos do teórico Alan Cooper, considerado o pai das personas.

Para que você entenda de uma vez por todas a diferença entre persona e público-alvo, vamos para um exemplo prático. Imagine uma loja de roupas masculinas. Nesse caso, poderíamos dizer que o público-alvo dessa empresa são homens que se preocupam em se vestir bem e que gostam de moda, não é mesmo?

Mas dentro dessa classificação “homens que gostam de se vestir bem”, há muitas ramificações. Existem homens mais novos e mais velhos, gays e heterossexuais, os que gostam de esportes, os que preferem ouvir música, e várias outras particularidades.

Assim sendo, cada uma dessas ramificações pode gerar um personagem, para o qual as campanhas de marketing são direcionadas de forma mais certeira, com o objetivo de vender mais.

Como as estratégias com personas afetam no engajamento com uma marca?

As estratégias com personas geram mais engajamento com as marcas pelo fato de que uma mesma empresa poderá desenvolver campanhas para perfis diferentes de consumidores.

Ainda citando o exemplo da loja de roupas masculinas, ela pode ter desenvolvido duas personas:

  • Luís, 25 anos, solteiro, é publicitário, faz pós-graduação na área digital e trabalha em uma agência como social media. Tem uma renda salarial média e um estilo geek;
  • Antônio, 40 anos, casado, é bancário e gosta de ficar com os filhos nas horas vagas. Tem um salário alto e precisa se vestir bem por conta do trabalho.

Viu como Luís e Antônio têm perfis completamente diferentes? Isso não quer dizer que a mesma loja de roupas não possa atender os dois. Porém, se criar estratégias exclusivas para cada um deles, ambos terão um maior engajamento com a marca.

Como definir as personas de uma marca?

Para definir as personas de uma marca, o estrategista de marketing precisa conhecer as suas ramificações de público e se embasar em dados reais, e não atuar a partir de “achismos”. Uma ação interessante nesse sentido é entrevistar alguns clientes. Aqui, o melhor é fazer perguntas mais específicas, a fim de conhecer a fundo os participantes.

Também podem ser analisados dados em redes sociais dos clientes e até mesmo em fichas cadastrais na empresa. Depois de feita essa coleta e análise de dados, tudo precisa ser muito bem estruturado, com as informações organizadas. Desse modo, a equipe de marketing poderá consultá-las sempre que necessário.

As chances de investir tempo e dinheiro em ações erradas são muito grandes quando não se conhece o público ideal do negócio. Mas você não vai correr esse risco agora que sabe o que é persona. Basta colocar em prática os conhecimentos que adquiriu para ter mais resultados nas estratégias da sua empresa.

Por falar em resultados, aproveite para conhecer as vantagens que o marketing de conteúdo pode oferecer às empresas. Boa leitura!

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