About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

Imparcialidade jornalística existe? Saiba mais sobre esse tema
Marketing de conteúdo

Imparcialidade jornalística existe? Saiba mais sobre esse tema 

Encontrar canais para a prática jornalística ficou bem mais fácil na era digital. Isso é muito bom, pois quebra o monopólio da comunicação e dá oportunidade para vários profissionais virarem empreendedores. Basta eles criarem seus sites, blogs ou canais no YouTube para divulgarem conteúdos que produzem e anunciarem marcas parceiras.

Porém, a imparcialidade jornalística segue sendo colocada em xeque, e os empresários que investem em mídias para divulgar os seus negócios precisam estar atentos em relação a isso. Afinal, a marca da sua empresa estará relacionada com o conteúdo divulgado pelo veículo escolhido para anunciar.

A seguir, vamos esclarecer algumas dúvidas comuns que os anunciantes têm sobre o assunto. Acompanhe!

O que é imparcialidade jornalística?

A imparcialidade é uma das questões éticas que devem nortear a prática jornalística. De tal modo, jornais impressos, portais de notícias, emissoras de rádio e televisão, entre outras mídias, jamais podem negligenciar fatos para favorecer alguma pessoa ou instituição.

Isso não quer dizer que os veículos não podem ter uma linha ideológica. É fato, por exemplo, que existem aqueles com viés político de esquerda e outros de direita. Não é errado, pois há público para ambos os tipos de conteúdo.

O que não pode acontecer, ainda seguindo o exemplo da identificação política, é um veículo com determinada linha editorial distorcer fatos para favorecer um político que tenha a mesma ideologia, ou prejudicar alguém que defende ideias contrárias.

Quais são as características de uma mídia imparcial?

Uma mídia imparcial é aquela que preza pela apuração dos dois ou mais lados das histórias que são noticiadas ao público. Assim, as pessoas poderão analisar criticamente os acontecimentos e tirar conclusões, sem sofrerem algum tipo de influência do veículo.

Vamos analisar um exemplo prático e real? Um fato inusitado aconteceu na cidade de Bertioga – SP: um homem furtou a pia e as torneiras do banheiro de um hospital da localidade.

A notícia foi publicada em um portal da região, que ouviu a polícia, testemunhas do ocorrido e o homem que foi acusado do crime. Todos tiveram a chance de dar a sua versão dos fatos, e cada uma delas teve espaço na matéria.

Por que é importante escolher veículos imparciais para vincular a sua marca?

Por mais que não pareça, as marcas que anunciam em um veículo de comunicação estão, de certo modo, relacionadas com os conteúdos que ele produz. Logo, se um jornal não tiver imparcialidade e cair em descrédito com o público, a sua marca também pode ser prejudicada, se for uma anunciante assídua do periódico.

Portanto, antes de escolher os veículos de comunicação nos quais você pretende anunciar a sua marca, verifique se eles praticam a imparcialidade jornalística. Em um portal de notícias, por exemplo, é possível analisar por meio de uma leitura crítica de algumas matérias e reportagens publicadas no site. Faça isso e garanta mais retorno com o seu investimento em publicidade na mídia.

Se você gostou do conteúdo e quer ter acesso a mais informações, siga as nossas redes sociais. Estamos no Twitter e no Facebook.

Powered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Site criado por Rock Content.