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Funil de vendas: conheça essa metodologia e os principais estágios!
Marketing de conteúdo

Funil de vendas: conheça essa metodologia e os principais estágios! 

Também chamado de pipeline, o funil de vendas é uma metodologia que se propõe a identificar e acompanhar toda a jornada de compra dos seus clientes. A partir dela, você pode alcançar resultados ainda melhores para o seu negócio. Mas, antes de colocá-la em prática, você precisa entender tudo sobre funil de vendas.

Essa metodologia auxilia bastante os times de vendas e de marketing na captação de novos clientes. Quer saber como? Acompanhe nosso artigo e veja como funcionam todas as etapas do funil de vendas. Boa leitura!

O que é e para que serve o funil de vendas?

O funil de vendas representa a jornada do cliente durante o seu processo de compra. Envolve desde o primeiro contato com a marca até o fechamento de um negócio. Com base nesse percurso, a empresa desenvolve estratégias e gatilhos, por meio do marketing de conteúdo, que estimulam o cliente a passar por todas as etapas até a conversão.

Geralmente, o funil é composto de três etapas. Mas alguns modelos já incluem o pós-venda, cujo intuito é manter a fidelidade dos clientes. Em todo caso, a ferramenta deve retratar o processo de compra do seu cliente, de modo que você consiga desenvolver estratégias personalizadas para atraí-lo.

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Quais são as etapas do funil de vendas?

Após entender o conceito, o próximo passo para saber tudo sobre funil de vendas é conhecer as características dos estágios que o compõem, além das possibilidades de conteúdos para cada um deles em suas estratégias de marketing digital. Vamos lá!

Topo do funil

O primeiro estágio reúne as pessoas que ainda não conhecem a sua empresa ou acabaram de descobrir que têm um problema a ser resolvido. Portanto, o topo do funil se caracteriza como a etapa da descoberta.

Nesse momento, o papel do conteúdo é educar o visitante. Para tanto, você deve despertar o interesse nele por meio de assuntos relacionados ao problema que ele tem. Em sua abordagem, mostre como a situação afeta o indivíduo e que há soluções.

Os conteúdos mais adequados para o topo do funil de vendas são:

  • posts em redes sociais (para gerar mais tráfego para o seu site ou blog);
  • artigos educativos com uma linguagem objetiva e direta;
  • webinars informativos com especialistas;
  • e-books introdutórios.

Meio do funil

Nessa etapa, o visitante se transforma em lead (potencial cliente). Ele começa a reconhecer que tem um problema e está em busca de soluções. Então, é preciso conquistar a confiança dele ao mostrar que a sua empresa é referência no assunto.

Isso é possível por meio de conteúdos de qualidade, ou seja, ricos em informação e que explicam detalhadamente o assunto. É importante que eles tirem as principais dúvidas dos leads, criem um senso de urgência e demonstrem o que essas pessoas estão perdendo ao não investirem em uma solução.

É nesse momento que você deve captar os dados dos clientes em potencial, como e-mail e telefone, para serem utilizados em estratégias de e-mail marketing e contato direto com eles. Em troca dessas informações, a empresa pode oferecer:

  • artigos mais aprofundados sobre determinados temas;
  • newsletters personalizadas;
  • podcasts;
  • infográficos;
  • aulas gratuitas;
  • recompensas.

Fundo do funil

Agora o seu consumidor já está pronto para tomar uma decisão. Ele já sabe quais são os problemas dele, descobriu como resolvê-los e acredita que a sua empresa pode ajudá-lo nesse sentido.

O desafio dessa etapa é criar a oportunidade para que a pessoa não tenha dúvida de que precisa da sua empresa para resolver os problemas dela. Os conteúdos ideais nessa etapa devem ressaltar os diferenciais competitivos da solução que você oferece, a fim de facilitar a decisão de compra do cliente.

Algumas sugestões de materiais são:

  • cases de sucesso;
  • depoimentos de clientes satisfeitos;
  • webinars para tirar dúvidas em tempo real;
  • demonstrações do uso de produtos;
  • ferramentas avançadas;
  • reviews de produtos.

Agora que você já sabe tudo sobre funil de vendas, está na hora de colocar essa metodologia em prática. Não se esqueça de que uma abordagem de marketing e vendas bem estruturada permitirá que a sua empresa melhore os seus resultados.

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