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Conheça 6 fatores que interferem no perfil de compras pela Internet
Marketing de conteúdo

Conheça 6 fatores que interferem no perfil de compras pela Internet 

Você sabe como funciona o perfil de compras pela Internet? Hoje, o consumidor recorre ao Google para pesquisar sobre tudo, desde uma receita de pudim ao modelo mais recente de um carro.

Nesse cenário, o marketing digital é a peça-chave que conecta a marca ao público-alvo. Afinal, é por meio de links que o usuário conhece as ofertas, faz compras e recomenda aos amigos. Portanto, o e-commerce precisa ser bem estruturado, pois assume a responsabilidade de um trabalho que um vendedor qualificado faria.

Se você tem planos de vender mais online, é fundamental entender o perfil de compras pela Internet. Confira, então, os principais aspectos que fazem o visitante ter mais vontade de adquirir os produtos de um e-commerce.

1. Imagem do produto

Se o cliente não pode tocar o produto, é justo que possa vê-lo de todos os ângulos, não é mesmo? Para não deixar o serviço a desejar, apresente imagens da frente, das costas e das laterais dos itens. De preferência, com opção de zoom. Ampliar a foto vai permitir a visualização de outros detalhes, como textura do material e cor do objeto.

2. Descrição do item

Para não restar dúvidas sobre as características do produto e causar possíveis frustrações, é recomendável caprichar no texto da descrição. Dê informações sobre medida, peso, funcionalidade e tudo o que for interessante sobre a mercadoria. Lembre-se de ser simples, objetivo e, sobretudo, honesto.

3. Design responsivo do site

O site responsivo é um dos principais recursos para converter visitantes em clientes. Afinal de contas, o consumidor moderno não fica online apenas no computador. Por isso, verifique se o layout da sua loja virtual está adaptado para celulares e tablets. Caso não esteja, providencie a mudança o mais rápido possível.

4. Variedade de opções de pagamento

Outro ponto importante é fazer com que o consumidor chegue ao carrinho de compras e encontre várias formas de pagamento para escolher a melhor. Quando isso não acontece, é muito comum que a pessoa abandone a página. Então, reveja as alternativas que você tem e avalie a necessidade de adotar outras.

5. Frete grátis e outros benefícios

A gratuidade do frete é, praticamente, um convite irrecusável para comprar. Nem sempre é possível oferecer custo zero na entrega, mas dá para criar campanhas agendadas com essa alternativa para turbinar as vendas. Além disso, você pode criar um sistema de acúmulo de pontos para o cliente ganhar brindes ou descontos. É um incentivo a mais.

6. Pós-venda eficiente

Sabe aquele usuário que estava só dando uma olhadinha no site e fechou a página para fazer outra coisa? Muitas marcas estão trabalhando com disparo de e-mail marketing para refazer o contato e fechar a venda. A mensagem deve ser amigável, objetiva, mostrar os itens pelos quais a pessoa se interessou (com link direto para o carrinho de compras), bem como produtos similares.

Como você viu, é bom saber o que interfere no perfil de compras pela Internet para entender o comportamento do consumidor. Dessa forma, fica mais fácil otimizar o site, o que é essencial para proporcionar uma ótima experiência aos usuários e melhorar o resultado das vendas.

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