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Como se comunicar online com seus clientes de maneira efetiva?
Marketing de conteúdo

Como se comunicar online com seus clientes de maneira efetiva? 

Vivemos em uma época em que saber como se comunicar online é um pré-requisito básico para qualquer organização. Porém, isso não significa que é preciso deixar de lado as ações em meios off-line.

Um pensando interessante é o proposto pela escritora Martha Gabriel, no livro “Eu, você e os robôs”, que classifica como cibridismo o contexto contemporâneo. Nesse sentido, algo cíbrido é ao mesmo tempo on-line e off-line em uma mesma realidade.

Trazendo isso para o meio publicitário, podemos dizer que as empresas devem investir na internet, mas não abandonar totalmente veículos tradicionais, como o rádio, a televisão e os jornais e revistas impressos. Todos eles trazem resultados positivos!

Mas falando em específico das mídias digitais, como se comunicar com os clientes de forma efetiva? Listamos algumas dicas. Por isso, continue a leitura e confira!

Utilize as redes sociais com linguagem adequada

As redes sociais existem desde que o mundo é mundo e se caracterizam como grupos em que as pessoas trocam informações sobre assuntos diversos. Assim, uma reunião de amigos em um bar, um grupo de alunos em uma escola, entre outros exemplos de agrupamentos caracterizam redes sociais.

Transpostas para a internet, as redes sociais seguiram com as mesmas características dos ambientes off-line. Se alguém for dar uma palestra para adolescentes em uma escola, utilizará de uma linguagem diferente do que se for falar sobre o mesmo assunto, mas com adultos em uma empresa.

É por isso que é preciso compreender quais são as personas do seu negócio e conversar de igual para igual nas redes sociais. Recomenda-se uma linguagem natural, como se fosse uma conversa entre amigos.

Desenvolva o seu próprio aplicativo

Muitas empresas estão se destacando por meio de aplicativos próprios. É claro que nem todas as organizações necessitam desse recurso, mas ele cai muito bem para alguns setores.

Os bancos, por exemplo, podem utilizar os apps não apenas para o internet banking, mas também para se relacionar com seu público. O mesmo vale para restaurantes e lanchonetes, que podem ter aplicativos com recursos que vão além da tele-entrega.

Tenha chats online

Os chats online são importantes meios de comunicação na era digital. Eles podem estar presentes no site das empresas ou então quando as organizações utilizam recursos, como o WhatsApp e o Facebook Messenger, para se comunicar com os clientes.

Para se comunicar online com ainda mais eficiência por meio desses canais, uma alternativa interessante são as ferramentas híbridas. Elas mesclam chatbots e atendimento humano, tornando a comunicação mais rápida e efetiva.

Invista no e-mail marketing

Os e-mails são muito lidos, principalmente nas empresas. É por esse motivo que investir em estratégias de e-mail marketing sempre traz bons retornos. Além de servir para atrair clientes, em um primeiro momento, esse canal pode servir posteriormente para trocas de mensagens, esclarecimentos de dúvidas etc.

Saber como se comunicar online é importante para a sua empresa, pois hoje a maioria dos relacionamentos ocorre nos meios digitais. Portanto, coloque as nossas dicas em prática e conquiste o seu espaço nesse ambiente.

Mais informações relevantes podem ser encontradas nas nossas redes sociais. Confira agora mesmo os nossos perfis no Twitter e no Facebook.

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